Quero alisar meu cabelo com carbocisteína

Quer mesmo alisar seu cabelo com carbocisteína? Pois saiba que você vai ficar querendo, uma vez que a carbocisteína não tem poder alisante.

Já sei, você foi àquele cabeleireiro (a) de qualidade duvidosa e ele ou ela te prometeu, jurou juradinho, que a escova de carbocisteína deixaria seu cabelo mais liso do que manga madura. Sinto muito, mas você foi enganado (a).

A carbocisteína faz parte das famílias dos aminoácidos. Aminoácido é o nome dado a algumas substâncias que já estão presentes naturalmente em nossos fios e, por isso, não agridem os fios e possuem menor potencial alérgico.

Enquanto aminoácido, a carbocisteína não consegue alterar as fibras de queratina dos fios e, por conta disso, a forma dos cabelos não pode ser modificada permanentemente.

E nessa esteira de escovas menos agressivas, nasceu a famosa escova de carbocisteína. O nome, que já nos leva diretamente para as terríveis aulas de química do último ano do Ensino Médio, até convence, pois é diferente e não estamos acostumados a ouvi-lo. Mas a verdade é que a "escova" é apenas a forma de finalizar um tratamento com esse composto.

Máscaras hidratantes e finalizadores capilares acrescentam a carbocisteína em sua formulação como recurso de controle do volume, hidratação e doação de brilho, o que é ótimo, pois a carbocisteína consegue penetrar nos fios, agindo internamente na estrutura dos cabelos (mas sem causar modificação na forma).

Fonte da imagem: www.vix.com.br

Porém...se você fez uma escova de carbocisteína e ela deixou seu cabelo lisinho, lisinho, saiba que algum composto alisante (formol ou similares) há no produto, já que a carbocisteína, sozinha, não tem poder de alisar. Prova disso é que até pessoas com cabelos ondulados ou enrolados podem utilizá-la como forma de controle de volume ou hidratação.

Para gestantes ou pessoas que fazem tratamento médico, a escova de carbocisteína (sem nenhum componente alisante) está liberada, desde que haja a permissão do médico responsável pelo acompanhamento.

Se você tem fios descoloridos ou com coloração em tons acima de 7.0, cuidado ao usar qualquer produto com carbocisteína, pois ele pode alterar o tom das suas madeixas, principalmente se associado a uma fonte de calor, como o secador e a chapinha.

Por isso, já sabe, carbocisteína só pra dar um trato de leve nos fios.

Comentários