Minha pele é quente ou fria?

Você já usou um batom que parecia bafônico na embalagem, mas que, quando você se olhou no espelho, viu que ele te deixou com aspecto sem vida (pra não dizer morta mesmo) e simplesmente te apagou? Acho que todo mundo que usa batom já passou por uma experiência assim.

Isso acontece por conta do subtom de nossa pele. Com certeza, você já deve ter ouvido que as pessoas têm subtons quentes ou frios. Mas que importância isso tem na hora de escolher a maquiagem?

Ora essa, muita importância, pois saber o subtom de sua pele fará com que você escolha tons que fiquem realmente harmoniosos em você.

- Os subtons

Na verdade, os subtons nada mais são do que a temperatura da sua pele, que, ao contrário do que a maioria sabe, não podem ser apenas quente ou fria, mas sim quente, fria ou neutra.

As peles quentes são mais amarelas, em maior ou menor intensidade. Frequentemente, são subtons de pessoas mais morenas, mas qualquer tom de pele pode ser quente. Quando tomam sol, bronzeiam-se mais facilmente.

Uma das técnicas para se descobrir se a sua pele é quente ou não é observar o quanto ela brilha. É claro que o brilho de uma pele é influenciado por muitas outras razões, mas peles que têm um brilho natural mais acentuado tendem a ser quentes. O melhor local do corpo para fazer essa análise é o colo.

Existe também a técnica das veias. Se suas veias forem mais esverdeadas, a tendência é que seu subtom seja quente.

As peles frias têm por característica um fundo mais rosado, o que acaba acontecendo mais normalmente em peles bastante claras. No Brasil, há poucas pessoas de subtom frio, apesar de existirem.

Os subtons frios também são marcados pela opacidade, as peles parecem mais secas e têm mais pigmentação do subtom (rosado) do que as amareladas. No sol, as pessoas de pele fria ficam avermelhadas e dificilmente se bronzeiam.

Fonte da imagem: www.vixmulher.com.br

Se suas veias forem mais azuladas ou violetas, seu subtom será potencialmente frio, mas lembre-se de que esses padrões podem mudar e não são uma receitinha pronta.

Fonte da imagem: www.feronconi.com.br


O subtom neutro é bastante complicado de se definir, até porque os dois subtons, amarelo e rosado, podem se misturar nas diferentes partes do corpo, mas nas pessoas de subtom neutro destaca-se mais o tom da pele do que o subtom e percebe-se maior uniformidade de cor no rosto.

No teste da veia, o subtom neutro terá uma mistura de veias esverdeadas e azuladas ou um tom que ficará entre um e outro, quase como um verde azulado ou um azul esverdeado.

Fonte da imagem: www.agentecurte.com.br

Se nada do que foi dito até aqui te ajudou a definir qual seu subtom, você pode usar a técnica das camisetas. Selecione uma camiseta (ou lenço, tecido, qualquer coisa que possa cobrir seu colo e refletir em seu rosto) preta, uma laranja e uma azul royal. O preto simboliza o subtom neutro, o laranja, o quente e o azul royal o frio.

Veja qual cor faz com que sua pele do rosto fique mais iluminada, com manchas menos aparentes, olhos mais brilhantes, lábios e bochechas coradas. Essa cor indicará seu subtom.

As cores "erradas" te deixarão apagada, com os lábios mais pálidos e com as olheiras e manchas ressaltadas.

No caso do subtom neutro (as sortudas!), todas as cores ficarão muito bem.

- Mas e na hora de escolher a base, o que eu faço?

A maioria das bases tem subtons quentes (beges), frios (rosados) ou neutros. Escolha sempre o subtom que estiver de acordo com a temperatura da sua pele.

Porém, se você ainda estiver na dúvida e o subtom quente ou frio te parecem incorretos, não desaparecendo na pele e dando a impressão de que a base construiu uma máscara em seu rosto, aposte numa base de fundo neutro, pois a possibilidade de dar certo é maior.

Saber seu subtom é essencial para escolher cores que te beneficiem, bem como aquelas que causam contraste, se essa for a sua intenção.

Conte aqui nos comentários qual técnica melhor funcionou para você.

Comentários